Os descobridores da América

Atualmente, a história aceita que Colombo descobriu a América durante as grandes navegações, mais precisamente em 1492, quando o genovês desembarcou nas ilhas da América Central, em algum lugar das Bahamas.

Apesar disso, ainda existem muitas teorias que questionam se realmente Colombo foi o primeiro navegador a "descobrir" as terras americanas, e são apontados diversos candidatos que possivelmente podem tomar seu lugar.







 3  A Ordem dos Templários



A Ordem dos Templários foi dissolvida no século 14, acusados de heresia, e supostamente, enquanto fugiam da perseguição, alguns membros fugiram para a Escócia, onde receberam a ajuda de Harry Sinclair, príncipe das ilhas Órcades, que em 1398, liderou uma expedição para o Novo Mundo através de velhas rotas marítimas dos vikings. Doze navios levaram Sinclair e uma centena de templários até a Nova Escócia, onde eles alegadamente esconderam seu tesouro.

Essa teoria se apoia em alguns achados arqueológicos, como a imagem de um cavaleiro medieval gravada em uma pedra, uma antiga torre com arquitetura europeia, além das ruínas de um castelo, um canhão, e uma muralha de pedra.

 2  Japoneses


O povo Zuni, do Novo México, pode ser considerados no mínimo curioso. Apesar de estarem naquela região há alguns séculos, eles apresentam algumas diferenças quando comparados com as tribos eu seu redor, como a língua, a cultura, e o DNA. Na verdade, eles têm muito mais em comum com os japoneses, como semelhanças na linguagem, na cultura, e nas atividades religiosas. Eles até apresentam relação genética, incluindo uma rara doença nos rins.

A antropóloga Nancy Yaw Davis sugeriu que esse povo é uma prova de uma influência japonesa pré-Colombiana na América. Ela teorizou que no Japão medieval, desastres naturais e mudanças na estrutura social levaram navegadores insatisfeitos a abandonar o país e procurar uma nova casa.

 1  Polinésios


Antes mesmo de Colombo desembarcar na América, de alguma maneira os polinésios já tinham acesso à batatas-doces, que são nativas da América do Sul. Essa planta só pode se reproduzia através de brotos, então é muito difícil que ela tenha sido transportada até a Polinésia sem nenhuma interferência humana. É possível que os polinésios tenham colhido as batatas na costa do Peru, ou que os peruanos tenham levado a planta até a Polinésia. De qualquer maneira, seria muito difícil manter os brotos frescos durante essa longa viagem, então provavelmente o Havaí foi usado como uma parada no meio do caminho. Além disso, a palavra para batata-doce é muito semelhante na língua Maori e na língua Peruana - kumara e kumar, respectivamente.

Fonte: Listverse

Nenhum comentário:

Postar um comentário