O mito do vidro líquido

Durante muito tempo, a verdadeira natureza física do vidro foi um enigma, e enquanto alguns afirmam que ele é sem dúvida um sólido, outros acreditam na teoria de que o vidro é na verdade um líquido super viscoso, que poderia potencialmente fluir com o passar do tempo.

Existem teorias que apontam para o fato de os vitrais de igrejas antigas serem mais grossos na base como uma prova de que o vidro flui, mas já foi provado que isso é apenas uma característica do processo de fabricação usado na época.

Apesar disso, não se pode afirmar que o vidro é um material totalmente sólido, pois diferentemente deles, sua estrutura molecular é irregular, ou seja, seus átomos não formam cristais.

A formação de cristais é um dos principais fatores que caracteriza as substâncias sólidas, e é isso que sustenta suas partículas e impede que elas se separem. Levando em conta isso, seria sensato afirmar que a estrutura irregular do vidro deveria fazê-lo fluir, mas existem forças moleculares que garantem sustentação apesar disso, impedindo que os vitrais "escorram".


Nenhum comentário:

Postar um comentário