Planetas Anões

De acordo com a União Astronômica Internacional, um planeta anão é todo e qualquer corpo celestial em orbita ao redor do Sol, com massa suficiente para que sua forma seja controlada pela gravidade, mas que diferentemente de um planeta, não tem uma órbita livre de outros objetos.

Estima-se que existam centenas de milhares de planetas anões em nosso Sistema Solar, mas devido ao seu tamanho reduzido e sua grande distância do Sol, ainda é muito difícil observá-los.

Atualmente, são reconhecidos oficialmente 5 planetas desse tipo em nosso Sistema:

 5  Ceres


Ceres é o único planeta anão pertencente ao cinturão de asteróides, localizado entre Marte e Júpiter. Tem um diâmetro de cerca de 950km e é o objeto mais maciço desse região do Sistema Solar, chegando a concentrar cerca de um terço da massa total do cinturão.

Acredita-se que a superfície de Ceres seja formada por uma fina camada de poeira, com um manto de gelo por baixo, que poderia conter mais água doce que a Terra.

Um dos maiores mistérios que ronda esse planetóide é a enigmática  observação de uma mancha preta em sua superfície pelo telescópio espacial Hubble, em 1995, apelidada de Piazzi, que ocupava cerca de um quarto da dimensão total de Ceres, mas que aparentemente desapareceu em imagens com melhor resolução.

Além disso, imagens de 2003 e 2004 mostram um ponto branco enigmático, cuja natureza ainda é desconhecida.


 4  Plutão


Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do nosso Sistema Solar, mas sua pequena massa e incapacibilidade de limpar sua órbita de outros corpos celestes acabaram levando ao rebaixamento de Plutão.

Apesar de não ser um corpo massivo, Plutão apresenta algumas caractéristicas que o diferenciam dos outros anões, como a presença de 4 luas (Estige, Nix, Cérbero e Hidra), além do fato de formar um sistema de astros duplos com Caronte, que antes era classificado como a quinta lua de Plutão.
  
 3  Haumea



Apesar de sua forma oval, acredita-se que a gravidade de Haumea seja suficiente para que houvesse equilíbrio hidrostático, levando-o assim à classificação como planeta anão.

Haumea possui duas pequenas luas (Namaka e Hi'iaka), que acredita-se terem se originado através de uma colisão que as separou do próprio planeta, também creditam-se à essa colisão a forma de Haumea e sua rápida rotação.

 2  Makemake


Makemake é o segundo planeta anão mais afastado do Sol, e isso contribui para sua baixa temperatura média, cerca de -240 °C, o que indica a presença de de metano, etano, e possivelmente nitrogênio cogelado em sua superfície.

Makemake não apresente nenhuma lua em seu sistema planetário, uma característica que dificulta o cálculo de sua massa.

Sua cor avermelhada é resultado da radiação solar que atinge sua atmosfera e reage com os compostos orgânicos e o nitrogênio, formando moléculas avermelhadas.

 1  Eris


Atualmente, Éris é conhecido como o planeta anão mais distante do Sol, com uma órbita cerca de três vezes maior que a de Plutão, uma distância tão grande que faz com que o Sol seja visto apenas como uma estrela brilhante.

Ainda não se sabe o tamanho real de Éris, mas estimativas apontam que pode ser igual ou até maior que Plutão, tornando-o assim o maior objeto conhecido além da órbita de Netuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário