Fortes Vitrificados

Forte vitrificado é o nome dado à estruturas encontradas ao redor da Europa (França,  Hungria, Escócia e Irlanda), formadas por pedras que sofreram vitrificação. Normalmente se situam no topo de montes, em lugares com boas posições defensivas. Seus muros variam em tamanho, com alguns alcançando mais de 3 metros de altura.

Não há vestígio de uso de cimento nas paredes, e elas continuam de pé pela fusão das pedras que as formam. Essa fusão também varia de forte para forte, com alguns deles apresentando rochas apenas parcialmente fundidas, e outros com rochas completamente ligadas pela fusão.

A parte que mais intriga os arqueólogos é o fato de o processo de vitrificação usado nesses fortes ser tão difícil de ser alcançado (temperaturas altíssimas precisariam ser mantidas para que ele ocorresse), e aparentemente não ter função nenhuma, já que ele acaba enfraquecendo a estrutura. A maioria dos pesquisadores concorda que os fortes vitrificados são produto de destruição deliberada, devido à captura do forte ou abandono ao final de sua atividade.


Outra teoria para explicar seu surgimento cita explosões solares como as responsáveis, que lançam grandes quantidades de energia na atmosfera terrestre, ionizando uma massa de gás que atinge essas pedras, o que poderia criar as temperaturas necessárias para a vitrificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário