As substâncias mais tóxicas conhecidas

Ao nosso redor podemos encontrar diversos compostos químicos importantes, que atualmente são usados para as mais diversas finalidades, desde o processamento de alimentos até na síntese de medicamentos e proteínas, sendo algumas delas responsáveis por significativo avanço tecnológico da nossa espécie.

Como qualquer outra coisa, existem substâncias que trazem benefícios, e existem substâncias que prejudicam, algumas em pequena escala, e outras em grande escala, capazes de neutralizar um humano facilmente.

Essa é uma lista com três das mais tóxicas delas.



 3  Curare



Curare é uma planta nativa da floresta Amazônica usada por índios como matéria-prima de uma toxina para flechas. Primeiro, as folhas e o caule da planta são esmagados e combinados com o veneno de cobras e sapos, depois, essa mistura é fervida até se tornar uma pasta escurecida, que é então usada com as flechas.

O mecanismo de ação dessa substância se dá por meio de um quase instantâneo relaxamento muscular, que começa por uma paralisia dos músculos da face, seguido do pescoço, e por último ela ataca o diafragma, músculo que controla a respiração, resultando em morte por asfixia.

Apesar dos perigos relacionados, essa substância já foi usada em hospitais como um poderoso relaxante muscular, chegando a ser confundida com um anestésico em algumas cirurgias, em que os pacientes relataram sentir toda a dor do procedimento, apesar de estarem totalmente paralisados.

 2  Tetrodotoxina


Tetrodotoxina, ou TTX, é uma poderosa neurotoxina, produzida por alguns tipos de bactérias e regularmente encontrada em algumas espécies de peixes e outros animais, onde é usada como um mecanismo de defesa, que afeta predadores que os consomem.

A menor das doses de TTX pode ser fatal, devido à seu funcionamento, que bloqueia e impede a transmissão de sinais do cérebro para o corpo, ocasionando a paralisia dos músculos voluntários (incluindo o diafragma), e a perda da regulação do ritmo cardíaco (que pode atingir até 100 bpm).

Nem sempre ela é fatal, e quando aplicada em doses quase fatais, pode deixar uma pessoa num estado de quase-morte por diversos dias, onde ela fica consciente. Devido à isso, houveram alegações que a TTX estava relacionada com o vudu haitiano, usada para "zumbificar" seus alvos, mas pesquisas negaram essa relação.

 1  Batrachotoxina


Também conhecida como BTX, ela é uma neurotoxina encontrada em algumas espécies de sapos, besouros e pássaros, e assim como a Curare, também é usada na confecção de projéteis envenenados por índios do continente americano, mas sua preparação é mais simples, pois não necessita de nenhuma mistura ou fervura.

Normalmente classificada considerando seus efeitos no cérebro, onde impede a passagem de sinais para o corpo, ela também ataca o coração, podendo causar arritmia e fibrilação.

Baseando-se em pesquisas com ratos, foi estipulado que a dose necessária para matar um homem de 68 kg seria de aproximadamente 100 microgramas, equivalente em peso à dois grãos de sal de cozinha comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário